O guitarrista e luthier Les Paul inspirado na invenção de Thomas Edison, um violino maciço, fez a primeira guitarra totalmente elétrica, a “Log” (Tora), feita de um bloco sólido de madeira, com dois captadores, montados na parte interna. Tinha um som original que não lembrava em nada suas antecessoras, 1941 nascia a primeira guitarra elétrica maciça.
Leo Fender é outro nome importante na história da Guitarra Elétrica, tinha uma empresa que construía amplificadores e steel guitars, guitarras de colo estilo havaiana muito usadas na música Country. A idéia de uma guitarra elétrica de corpo maciço o atraiu, projetou um novo tipo de captador, mais leve, e fez um protótipo de guitarra maciça, que a principio alugava aos músicos de sua região. Em 1946 fundou a “Fender Eletric Instrument Company”, em 1948 criou a guitarra "Fender" modelo "Broadcaster".
Marcas de guitarra começaram a surgir no mundo inteiro depois da iniciativa de Leo Fender e Les Paul, algumas conquistaram o mundo, como a Gibson, que em 1952 lançou um modelo em homenagem a Les Paul.
Hoje se utilizam os mais diversos materiais para a fabricação da guitarra, sem contar os shapes inusitados que aparecem, pra finalizar os posts sobre a história da guitarra as guuitarras mais doidas do mundo.
Valeu Fabrício: mais cultura do rock e da música à disposição de todos. Muito bom, como sempre!!!
ResponderExcluir