quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Guitarra - O Nascimento

A Guitarra Elétrica e o estilo Rock and Roll de tocá-la que conhecemos e gostamos hoje surge junto com o pai de toda a música POP moderna, o Blues. No final do Séc. XIX, principalmente no Sul dos EUA, a segregação racial eliminou muitos direitos dos negros, o canto e a dança serviam como válvula de escape para esse povo sofrido. A música era uma mistura de varias influências, Work-songs (músicas entoadas durando o trabalho na lavoura), Spirituals (cantos religiosos) e os Shouts (Gritos, comuns na cultura Africana) junto com influencias européias como a polca, as valsas e as marchas.
Para acompanhar as músicas utilizavam a guitarra acústica, como os negros não tinham acesso as escolas clássicas de música, desenvolveram uma maneira própria de tocar o instrumento sob influência da música havaiana.
Charlie Patton foi o primeiro grande Guitarrista da história, além de tocar, dançava e tocava o instrumento nas costas e entre as pernas.



George Beauchamp, Paul Barth e Adolf Rickenbacker em 1931 fundaram a “Electro Strings Company” e começaram a produzir as primeiras guitarras elétricas que ficaram conhecidas como “frigideira” devido seu formato semelhando ao utensílio doméstico.





Feita em alumínio com um captador que incorpora dois imãs em forma de ferradura que arqueavam sobre as cordas.Foram produzidos entre 1932 a 1939.

Esse é o nascimento da Guitarra, sua evolução e influência nos dias de hoje vêm nos próximos posts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário