quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Guitarra – Primeiros Passos

No post anterior vimos o nascimento da Guitarra, agora vamos aos seus primeiros passo na História da Música.

A Gibson Orville, uma das empresas lideres do mercado de instrumentos de corda na década de 30, lança em 1935 a ES-150, primeira Guitarra Elétrica no estilo Espanhol que fez sucesso, daí o nome ES-150 – Electric Spanish e 150 por seu preço de U$150,00.



Considerado por muitos historiadores o mais importante instrumento na passagem do violão acústico para a guitarra elétrica. Feita com caixa toda acústica com estrutura interna modificada para sustentar melhor o peso das cordas, tampo abaulado, bocas em “F” (f-holes) e captadores agregados ao tampo.

T-Bone Walker (1910-1975), considerado por muitos estudiosos como o “Pai do Rhythm and Blues”, foi um dos primeiros Bluesman a usar o modelo ES-150 da Gibson e fez fama se apresentando em orquestras ou como solista em Los Angeles.



Quem popularizou o uso da ES-150 foi o guitarrista de Jazz Charlie Christian, tanto que o captador leva seu nome. Ele tambem teve um modelo batizado com seu nome, a ES-150 Charlie Christian.



Os solos de Guitarra começam a seduzir o público e ganham repercussão mundial, influenciando músicos e popularizando o uso da Guitarra elétrica em outros paises.

Nenhum comentário:

Postar um comentário