sábado, 27 de novembro de 2010

A Força Femina do Rock Nacional

A primeira Mulher a gravar um Rock no Brasil foi Nora Ney em 1955, regravando a música “Rock Around Clock” de Bill Haley.



Na década de 60 surge, considerada por muitos especialistas a Mãe do Rock Nacional, Celly Campello, que faz grande sucesso com o público jovem com as músicas “Estúpido Cupido”, ”Banho de Lua” e "Filme Triste".





Nora Ney e Celly Campello deram o pontapé inicial abrindo as portas para o rock feminino no Brasil.

Com a Jovem Guarda o Rock ganha mais vozes femininas representadas por Wanderléa,Vanusa, Martinha, Rosemary, Waldirene e Diana








Em 1966 aparecem Os Mutantes, com Rita Lee nos vocais, considerada uma das principais bandas de rock nacional, misturando Rock com elementos da cultura brasileira.



1969, Baby Consuelo junto com os Novos Baianos, faz sucesso misturando ritmos musicais brasileiros que vão de bossa nova, frevo, baião, choro, afoxé junto com rock n' roll.



Jane Duboc, em 1974, começa sua carreira nos vocais da banda de Rock Progressivo Bacamarte.



Depois do fim das Bandas Os Mutantes e Novos Baianos, suas vocalistas seguem carreira solo. Rita Lee  e Lúcia Turnbull  formam a banda Tutti Frutti que grava muitos sucessos.



Mas é com o disco Fruto Proibido, de 1975, que Rita alcança a consagração nacional, com vários sucessos como "Agora só falta você", consolidando o seu estilo original, e conquistando, assim, um público bem maior.




Baby Consuelo lança seu primeior disco solo ainda me 1978, "O que vier eu Traço",seu primeiro grande sucesso é "Menino do Rio". Música da Abertura da Novela Água Viva.



Outra banda liderada por uma voz feminina que surge nos anos 80 é Kid Abelha e os Abóboras Selvagens com Paula Toller. A primeira demo executada na rádio foi Distração. O sucesso foi imediato.





A década de 80 também é marcada pelo movimento Punk e não poderia deixar de faltar representantes femininas como As Mercenárias. Com uma proposta ousada pra época, uma banda Punk formada só por mulheres, lança só dois discos e uma coletânea que foi lançada somente no exterior.



As representantes do Metal Feminino são as Volkana, banda teve início em 1987,grava o primeiro disco "First" em 1990 lançado pelo Studio Eldorado.



Em 1989 Cassia Eller, a mais forte representante do sexo feminino no Rock Nacional nos anos 90, com apoio de um tio seu, gravou uma fita demo com a canção "Por enquanto".Este mesmo tio levou a fita à PolyGram, o que resultou na contratação de Cássia pela gravadora. Sua primeira participação em disco foi em 1990, no LP de Wagner Tiso intitulado "Baobab"




Cássia Eller assumia ser uma interprete declarada, gravando musicas de compositores como Renato Russo e Arnaldo Antunes, só gravou três músicas que compôs: "Lullaby", "Eles" e "O Marginal".



Cassia Eller morre no dia 29 de dezembro de 2001, aos 39 anos, no auge de sua carreira, em razão de um infarto do miocárdio, e fica a saudade da rebeldia.



Nos anos 90 duas bandas com vocais femininos que se destacam são o Pato Fu e Penélope. Pato Fu foi formada em 1992 com Fernanda Takai nos vocais, na cidade de Belo Horizonte. Ao lado de bandas como Radiohead, U2 e Portishead, foi considerada pela revista Time uma das dez melhores bandas do mundo fora dos Estados Unidos. A banda Penélope formada em 1995 na Bahia, liderada por Érika Martins, tinha a proposta de montar uma banda de meninas com cara de menina.





Outras voz feminina que surge nos anos 90, que antes de carreira solo passa por duas bandas é Pitty, primeiro como vocalista da Inkoma em 1995 e depois da Shes como baterista.



Nos anos 2000 Pitty é a representante feminina do Rock que mais se destaca na mídia, lança seu primeiro trabalho solo “Admirável Chip Novo” em 2003.



No MTV Vídeo Music Brasil de 2006, leva todos os prêmios que concorreu: Melhor Videoclipe de Rock,com “Déja-Vu”,Clipe do Ano com “Memórias”, Melhor Site, e também foi escolhida por voto popular como vocalista da banda dos sonhos.





A banda Luxúria aparece em 2006 com a vocalista Megh Stock, a banda se destaca depois de abrir os shows da banda Evanescence no Brasil em 2007.



Érika Martins após o fim do grupo Penélope em 2004, passou a comandar o Telecats, participando também com seu marido Gabriel Thomaz do projeto Lafayette & os Tremendões.





Essa década o rock feminino também é muito bem representado por Ludov, com Vanessa Krongold nos vocais, Drosophila, com Ana Pimentel, Leela, liderada por Bianca Jhordão, Columbia com a voz de Fernanda e a Shadowside,banda de Heavy Metal que recebeu prêmios de melhor banda, melhor álbum, melhor vocalista e melhor show nacional por diversos profissionais e meios de comunicação em 2006,com Dani Nolden nos vocais.











A banda que se destaca tanto no Brasil quanto no exterior é a Cansei de Ser Sexy, formada em 2003, em 2006 assina contrato com a Sub Pop, gravadora independente de Seattle, e lança seus álbuns nos EUA,Europa e Ásia, no mesmo ano sai em turnê pelos EUA e Canadá.



Hoje com essa nova vertente do Rock Nacional, Emocore, Happy Rock e afins temos bandas como LipStick e Mixtape.





Hard Rock,Punk Rock, Heavy Metal, Emo, Happy,etcs e tal,a Mulher mostra sua força no Rock Nacioanl desde o começo com graça, energia e rebeldia.

Um comentário:

  1. Oi Scar!
    Menino, parabéns, as postagens estão ótimas. Você prova que é um verdadeiro fã de rock n' roll pois para fazer uma pesquisa tão completa que deve ter dado o maior trabalho, tem que curtir muito mesmo. Mais uma vez, parabéns!

    Gostaria apenas de fazer uma sugestão: em vez de fazer posts grandes por que você não subdivide o conteúdo em posts menores e vai postando um por dia? Você pode até fazer semanas temáticas no blog, por exemplo: "Semana do rock feminino" e aí, a cada dia você vai postando um ou dois vídeos e falando um pouco da história. Assim, você tem assunto para a semana toda, o mês todo e também, não ficaria tão cansativo para os seus leitores, que não precisariam ler tantos textos e ver tantos vídeos de uma só vez. E aí, o que você acha?
    Se você quiser, eu posso te ajudar com isso.

    Beijos!
    @ladyjuliemendes

    ResponderExcluir